O AR
PINTE OS MEIOS DE TRANSPORTES AÉREOS:
Componentes do ambiente
AR
1)Como podemos perceber a existência do ar no
ambiente?
______________________________________________________
______________________________________________________
2) O que é o ar?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
3) Como é o ar puro?
____________________________________________________
____________________________________________________
4) Por que o ar é importante para os seres
vivos?
____________________________________________________
____________________________________________________
5) Escreva duas situações do dia a dia em que
o ar é utilizado.
____________________________________________________
____________________________________________________
|
7) Observe esta cena:
a)Como está o ar deste local?
____________________________________________________
b)O que está causando a poluição do ar nesta
cena?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
|
Utilidades
do ar
Se não existisse atmosfera, as plantas e
os animais não conseguiriam viver. A atmosfera entre outras funções:
Fornece oxigênio para os seres
vivos
Serve como escudo para
proteger dos raios do Sol que podem prejudicar os seres vivos
Mantém o calor da superfície
da Terra
Auxilia na formação das chuvas
Propriedades do Ar
O ar puro tem as seguintes propriedades:
INVISÍVEL INSÍPIDO INODORO INCOLOR
Composição do ar
O ar
é uma mistura de vários gases como o nitrogênio, o oxigênio, o gás carbônico, o
vapor de água e outros gases.
Nitrogênio – é o gás que existe em maior quantidade no ar.
Ele é importante na formação de algumas substâncias do solo, que são
necessárias ao crescimento das plantas.
Oxigênio – é utilizado por quase todos os seres vivos. Ele
é o gás necessário à manutenção das chamas, portanto, sem oxigênio seria
impossível acender uma vela ou fazer uma fogueira.
Vapor de água – deixa o ambiente úmido e participa do
processo de formação das nuvens.
Gás carbônico – é usado pelas plantas pra a produção de seu
alimento.
Entre
os outros gases da atmosfera, o gás
ozônio , que aparece em pequena quantidade, também é importante. Uma das
camadas da atmosfera possui maior concentração de gás ozônio e protege a Terra
de perigosos raios solares que, em excesso, causam problemas aos seres vivos.
Ar em movimento
O ar
não fica parado. Quando uma certa massa de ar se movimenta é chamada de vento. O Sol é o grande responsável pela existência
dos ventos.
Nos
lugares que recebem mais energia do Sol, o chão fica quente e esquenta o ar. O
ar quente sobe. O ar frio de outros lugares movimentam-se, ocupando o lugar do
ar que sobe. O vento sopra dos lugares que estão mais quentes.
Quando o vento é fraco, refresca o
ambiente, chamamos brisa.
Ao vento forte, capaz de arrancar telhas e
quebrar galhos de árvores, chamamos ventania.
Chamamos furacão quando os ventos fortes arrancam árvores, derrubam casas,
postes e até viram barcos.
Quando não há vento e o ar fica parado,
damos o nome de calmaria.
POLUIÇÃO DO AR
Os
automóveis e as indústrias jogam no ar fumaça e gases tóxicos, poluindo a
atmosfera. Isso também vem interferindo no clima do planeta e na saúde dos
seres vivos. O ar poluído causa doenças respiratórias como a bronquite,
alergias e irritações nos olhos, na garganta e na pele, entre outras
enfermidades.
Para
diminuir a poluição do ar é preciso:
Colocar filtros especiais nas
chaminés das fábricas e indústrias, para diminuir a fumaça e a fuligem;
Regular os motores dos
automóveis e colocar filtros nos escapamentos, para que gases tóxicos não sejam
liberados no ambiente.
1- Onde
encontramos o ar:
( ) nos mares (
) nos seres vivos ( ) em toda parte
2- Com suas palavras o que é:
Vento_________________________________________________________________________________________________________________
Calmaria_______________________________________________________________________________________________________________
Brisa ______________________________________________________
___________________________________________________________
Furacão ____________________________________________________
___________________________________________________________
3-
Analise as afirmações sobre o vento e numere de
acordo:
(1)
Ajuda (2) Prejudica
( )
Espalha o fogo, aumentando os incêndios.
( ) Refresca o ambiente nos dias quentes.
( ) Seca as roupas no varal.
( ) Derruba casas e destrói plantações.
( ) Espalha as sementes das plantas.
( ) Transporta poeira e lixo.
1- Cite 5 utilidades do ar. (3,0)
1
_________________________________________________________________
2
_________________________________________________________________
3 _________________________________________________________________
4
_________________________________________________________________
5
_________________________________________________________________
2- Os ventos possuem a mesma velocidade?
Explique com suas palavras. (1,0)
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
3- Os ventos trazem apenas benefícios?
Explique.(1,0)
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
4- Leia cada sentença e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas: (1,5)
(
) Somente os seres humanos utilizam o ar.
( )
Todos os seres vivos precisam de ar.
( ) O vento é o ar em movimento.
(
) O vento sopra sempre na mesma direção.
(
) Os peixes respiram na água porque nela tem oxigênio.
(
) As indústrias tornam o ar mais puro e menos poluído.
(
) Energia eólica é a energia gerada pela luz do Sol.
(
) Quando não há vento, dizemos que há uma tempestade.
(
) A calmaria é um fenômeno que acontece em dias sem vento.
(
) Ciclone, tufão e furacão são nomes diferentes para um mesmo fenômeno,
variando seus nomes de acordo com a região onde acontecem.
5-
Analise as afirmações sobre o vento e numere de acordo: (1,5)
(1) Ajuda
(2) Prejudica
( )
Espalha o fogo, aumentando os incêndios.
( ) Refresca o ambiente nos dias quentes.
( ) Seca as roupas no varal.
( ) Derruba casas e destrói plantações.
( ) Espalha as sementes das plantas.
6. Desenhe o que você faria para melhorar o ar: (2,0)
|
Comentários