Sequência didática do Jogo do Bingo
Hoje estou publicando
pela primeira vez sobre Jogos, conteúdo pelo qual sou tanto quanto apaixonada.
Há muitos anos, lecionei
em uma escola que dividia a carga horária da matemática em duas partes:
Matemática Comum e Matemática Prática. Nesta disciplina eu tinha como intenção
desenvolver conteúdos sobre o uso da matemática no cotidiano tais como: os Jogos e foi aí que percebi sua importância e desde então tenho sempre
adotado essa divisão da área.
Segundo Vigotsky, é brincando
que a criança acaba reproduzindo toda sua vivência com o modelo adulto ao
representar diferentes papeis, além de desenvolver atitudes que serão
importantes para as regras sociais quando ao se deparar com as vivências dos
colegas, se estabelece o conflito em escolher executar suas próprias regras,
por elas criadas, ou as regras inventadas do colega ou ainda as regras da vida
real. Portanto esse “mundo imaginário”
das brincadeiras se torna imprescindível no “mundo escolar”. Hoje
darei algumas ideias de um jogo totalmente possíveis de se trabalhar com os
alunos, independente da faixa etária, pois o que irá mudar será o nível de
dificuldade enfrentada: Bingo.
Caso a escola não possua
o jogo, você mesmo poderá confeccioná-lo. Você encontra inúmeras cartelas na
internet para imprimir, assim como os números que poderão ser colados em
tampinhas plásticas. Essa, aliás, poderia ser uma atividade a ser desenvolvida
em consonância com a área de Ciências ao reaproveitar materiais com os próprios alunos. Então, mas o que tem de diferente para a gente trabalhar esse jogo?
Primeiramente é o trabalho com as regras. Às Vezes, por acharmos
que o jogo é comum, todos já sabem jogar. Nem sempre é assim, nessa minha
prática, o que tenho presenciado é cada vez mais crianças sem nenhum contato
com esse tipo de brinquedo/jogo, pois estão preferindo tablet, celular e
computador. Está aí mais um motivo para trabalhar Jogos/brincadeiras na escola!
Então, após a explicação e combinados das regras é hora de jogar.
Nesse momento será você que irá “cantar” as pedras. E é aí que está o segredo
desse novo jeito de jogar. Por vezes, ao invés de simplesmente você dizer:
_Número 10!
Você irá dizer:
_ 2X 5! Ou 10 – 5! Ou 3+7! Ou 5+5! Entre outras formas.
Nesse sentido, você irá desenvolver além da atenção, concentração e
verificação se todos reconhecem os números ditados, também irá treiná-los para
o cálculo mental que resultam nos algarismos do bingo. São várias as
combinações que você poderá fazer, lembrando que isso deverá ser falado antes com eles.
Mas e depois? O que acontece quando terminamos o Jogo? Podemos
registrar diversas informações:
1. Quem ganhou/ Quantos pontos? (Cinquina/Cartela Cheia);
2. Quais números não saíram?
3. De acordo com sua cartela, responda:
a) Quais é o menor número? E o maior?
b) Quantos números temos por fileira? Quantas fileiras tem na sua
cartela? Tem espaços em branco? Quantos?
c) Quantos números tem na sua cartela?
d) Todas as cartelas dos alunos tem a mesma quantidade de números.
Por quê?
e) Quais os numerais da ordem da unidade? Quais são da 4ª dezena?
f) Coloque os numerais em ordem crescente.
Essas são algumas questões entre outras que poderão ser exploradas.
Se vocês tiverem mais sugestões manda pra nós! E até o próximo post
Beijocas!
Comentários